A cirurgia para cachorros de pequeno porte é um procedimento comumente realizado para tratar uma variedade de condições médicas. Esses procedimentos cirúrgicos são adaptados às necessidades e características específicas dos cães de pequeno porte, levando em consideração sua anatomia e tamanho reduzido.
Uma das cirurgias mais frequentes em cachorros de pequeno porte é a castração, que envolve a remoção dos órgãos reprodutivos. Essa cirurgia é recomendada para controlar a reprodução e prevenir problemas de saúde, como doenças uterinas e certos tipos de câncer.
Saiba qual a cirurgia para cachorros de pequeno porte mais procurada
Outro tipo de cirurgia para cachorros de pequeno porte muito comum é a correção de problemas dentários. Esses cães são mais propensos a problemas dentários, como tártaro, gengivite e doença periodontal, devido ao acúmulo de placa bacteriana. A cirurgia dentária pode envolver a extração de dentes danificados, limpeza profunda e tratamento de infecções para garantir uma saúde bucal adequada.
Cachorros de pequeno porte também podem necessitar de cirurgias ortopédicas, como a correção de luxação de patela, que é comum nessa raça. Essa condição ocorre quando ela se desloca do lugar, causando dor e dificuldades de locomoção. A cirurgia envolve reposicionar a rótula e fortalecer as estruturas circundantes para estabilizar a articulação.