O ultrassom veterinário é uma ferramenta diagnóstica comumente utilizada na medicina veterinária. É um exame de imagem não invasivo que utiliza ondas sonoras de alta frequência para visualizar órgãos internos, tecidos, vasos sanguíneos e outras estruturas do corpo do animal.
Durante um exame de ultrassom veterinário, um transdutor de ultrassom é colocado sobre a pele do animal e emite ondas sonoras de alta frequência. Essas ondas sonoras penetram no corpo do animal e retornam na forma de ecos, que são captados pelo transdutor e convertidos em imagens em tempo real em um monitor.
Saiba as vantagens do ultrassom veterinário
O ultrassom veterinário é um exame não invasivo, fornece imagens em tempo real, permitindo que o veterinário visualize as estruturas em movimento e avalie a função em tempo real, é especialmente eficaz na visualização de tecidos moles, como órgãos internos, permite a detecção de anormalidades, como tumores, cistos, hemorragias e anormalidades estruturais.
O resultado de um ultrassom veterinário é rápido, sendo que algumas situações emergenciais podem ser detectadas e corrigidas rapidamente, como sangramentos, infecções uterinas, extravasamento de líquidos cavitários, etc.